O que é Avaliação Neuropsicológica e Para Que Serve?

Primeiro é preciso entender que a neuropsicologia é um ramo das neurociências que estuda a relação entre cérebro, cognição e comportamento, seja ele patológico ou não. A avaliação neuropsicológica é um método que investiga o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional no sujeito. Neste processo avaliamos as funções intelectuais, memória, atenção, funções executivas, percepção, funções motoras, linguagem, habilidades sociais, além dos aspectos comportamentais, afetivos e de personalidade. Com crianças e adolescentes também são averiguadas as habilidades escolares, tais como, leitura, escrita, aritmética, compreensão e interpretação de texto. A ideia é verificar como o funcionamento desses domínios cognitivos se inter-relacionam e de que maneira impactam na performance do sujeito na vida prática (escola, casa, trabalho…).

Os resultados de uma avaliação neuropsicológica servem para:

1. Auxílio diagnóstico (quando a investigação mais minuciosa da cognição e do comportamento são imprescindíveis para o diagnóstico.
Exemplo: Deficiência intelectual, Transtorno Específico da Aprendizagem, Demências);

2. Diagnóstico diferencial (quando existem dúvidas se o quadro do paciente é compatível com o transtorno x ou y);

3. Detectar comorbidades (diz respeito aos quadros onde se busca investigar a presença de outros transtornos associados.
Exemplo: se o autismo cursa com deficiência intelectual);

4. Prognóstico (com base nos resultados da avaliação, pode indicar a evolução clínica);

5. Auxílio para planejamento da reabilitação e orientação para o tratamento (nos dois casos o foco é traçar o perfil de forças e fraquezas cognitivas para auxiliar a tomada de decisão quanto aos processos de tratamento e de reabilitação. Muito indicado para os casos de traumatismo crânio encefálico -TCE, por exemplo);

6. Perícia (indicada para questões legais em neuropsicologia forense);

7. Monitoramento das funções cognitivas, assim como do comportamento de pacientes sujeitos a tratamento médico, tais como neurocirurgia e farmacoterapia;

8. Acompanhamento das alterações cognitivas ao longo do tempo (envelhecimento).

A avaliação neuropsicológica é um processo complexo e extremamente rico de informações acerca do desempenho da cognição e do comportamento do paciente. É especialmente útil para profissionais de saúde, assim como para professores e familiares do paciente, tendo em vista que apresenta informações valiosas sobre o funcionamento do sujeito. Desse modo, contribui para os processos de tomada de decisão que poderão impactar diretamente na aprendizagem escolar, no trabalho, nas finanças, na saúde como um todo e na vida prática do sujeito.

Quer conhecer mais?
Preencha o formulário de contato e mande dúvidas e comentário!

Tatiana Braga
Psicóloga / Especialista em Neuropsicologia – PUC-GO / CRP : 20/01822

@tatianabraga.neuropsi

 

 

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail