O que é Orientação Profissional e Para Que Serve

Orientação Profissional: Histórico e Conceitos

Uma das maiores decisões da vida é tomada quando ainda somos adolescentes, estou falando da escolha de que profissão iremos seguir. Esta é uma escolha muito importante, escolher a profissão não é só escolher um trabalho, é escolher um estilo de vida, escolher o tipo de pessoas com que vou conviver, os ambientes que vou frequentar, enfim é escolher quem ser. E fazer essa escolha no meio do turbilhão de emoções e mudanças que é a adolescência pode ser um desafio muito grande e a falta de orientação adequada pode levar escolhas equivocadas seguidas de desistências e arrependimentos.

Uma coisa que pode ajudar muito nesse momento é o processo de orientação profissional (OP) porém pouco se sabe sobre o que é a OP, quais seus benefícios, importância e como é feita, por isso, neste artigo, vou falar um pouco sobre esse processo.

História da Orientação Profissional

Durante séculos as pessoas não precisavam se preocupar em escolher sua ocupação, pois isso era determinado pelo clã, castra, camada social ou família a qual pertencia, ou seja, os ofícios eram herdados. Porém, no final do século XIX se estabeleceu na sociedade uma nova realidade socioeconômica fruto do aumento significativo dos processos de industrialização e de intercâmbio comercial, o que fez surgir formas distintas de trabalho e novos ofícios. Assim, apresentou-se ao homem a necessidade de escolher entre várias alternativas ocupacionais existentes e logo a necessidade de ser orientado para essa decisão (NEIVA, 2013).

Porém a orientação não era exatamente um processo que abrangia todas as facetas do indivíduo e o via como ser subjetivo, consistia basicamente em “pessoas boas em fazer cálculos cuidam das finanças, pessoas altas ficam com a função de tirar objetos de prateleiras altas, entre outros exemplos desse tipo” era algo superficial que atendia as necessidades do momento de industrialização da época.

O processo de orientação vocacional não levava o indivíduo a realizar uma escolha autônoma e consciente com base no autoconhecimento adquirido, mas lhe dizia o que deveria fazer com base em dados e características isoladas.

Orientação Profissional ou Vocacional?

O termo orientação vocacional supõe que existia uma vocação a ser descoberta por meio de alguém capacitado com a utilização de testes psicológicos ou intitulados de testes vocacionais ou de aptidão (MOURA,2008). Desta forma seria feito um teste que revelaria qual profissão seria a escolha certa, mas não seria correto dizer que um teste seria capaz de sintetizar toda uma personalidade, vivências, experiências, histórias, formas de pensar e gostos. Esse determinismo anularia o sujeito enquanto ser subjetivo e individual.

A concepção atual é de que o homem é um ser livre para escolher, sendo esta liberdade entendida como dentro de uma situação específica de vida que por si só configura-se como um limite para essa liberdade, limite este a ser descoberto e ao mesmo tempo ampliado e explorado dentro das possibilidades reais de cada indivíduo. Pois sendo seres individuais, também possuímos liberdades e limites individuais. O termo orientação profissional parece mais adequado, à medida que remete a escolha à análise das opções disponíveis dentro de situações concretas e reais, que num dado momento de vida, serão mais adequados ao indivíduo e que, em última instância, caberá somente a ele decidir (MOURA,2008).

O Que É Orientação Profissional?

Orientação profissional (OP) é um processo que visa a ampliação do autoconhecimento e do conhecimento da realidade profissional, utilizando instrumentos variados como entrevistas, testes psicológicos, técnicas, jogos psicopedagógicos, entre outros (NEIVA,2015).

O jovem é apoiado no seu processo pessoal de compreensão de sua situação, para que possa, assim, chegar a uma decisão pessoal responsável sobre a escolha de uma carreira ou de um trabalho.O trabalho volta-se para a autonomia do adolescente estando ele ali, portanto, de forma consciente, em busca da sua própria autonomia, e consequentemente, da tomada de uma decisão assertiva (BOHOSLAVSKY, 1997)

Entende-se por Orientação Profissional, o processo que busca ajudar o indivíduo na compreensão das suas aptidões e capacidades, interesses, ambições, recursos e limites. Na medida em que também proporciona a exploração sobre o conhecimento de condições e requisitos para a escolha (PARSONS, 1909/2005, apud RIBEIRO e UVALDO, 2013).

Na tentativa de fornecer suporte aos jovens a tomarem o conhecimento mais ajustado para subsidiar uma escolha profissional saudável, a orientação profissional é compreendida como um processo que visa facilitar essa tomada de decisão. Para isso, ela busca compreender o sujeito levando em consideração a relação estabelecida por ele e seus elementos sociais, familiares e psicológicos. Implica ainda em fornecer o acesso ao autoconhecimento e abre precedentes para a informação a respeito das profissões e aquilo que as envolve (BARBOSA e LAMAS, 2012).

O processo de OP visa levar o jovem a realizar a escolha de forma mais assertiva, consciente e responsável por meio do autoconhecimento e desenvolvimento de maior maturidade acerca das questões profissionais valorizando a individualidade e realidade de cada um. É um processo de crescimento, de tornar-se apto a escolher e não uma técnica de testagem.

Adriane Almeida
Psicóloga – CRP 20/09636 / Orientadora Profissional

@psi.adrianealmeida

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail